Como fazer pão que não precisa sovar.

11:45



Farinha, água e sal, quando misturar você não vai dar nada, mas depois de assado...Também conhecido como pão das 10 dobras, essa receita surpreende muitas pessoas, pois é demorada, mas nada cansativa.
Já pensou em fazer pão sem sovar?  

Ingredientes:


500g de farinha de trigo;
350g de água;
6g de sal;
5g de fermento biológico seco ou 10g de fermento fresco.

 

Modo de Preparo: 


X Misture todos os ingredientes, lembrando que não é preciso que o fermento esponje, apenas misture em um recipiente grande e espaçoso.
X Você vai deixar a massa por 10 minutos em um lugar quente, e depois vai mexer de baixo para cima 10 vezes, com movimentos circulares. Depois você vai realizar o mesmo processo por mais 3 vezes.
X Pré-aqueça o forno a aproximadamente 260°C por uns 10 minutos ou 15 minutos (depende do forno), é importante que esteja muito quente.
X Molde a massa do pão, e faça um risco com a faca na parte superior, para que ele fique mais bonito depois de assado.
X Asse o pão em uma panela ou forma que tenha tampa, para reter a umidade, e não se esqueça de retirar o cabo, ou o detalhe da tampa caso seja de plástico. Se não puder coloque um tabuleiro com água fervente no forno, e deixe no tempo de pré aquecimento, depois que o forno estiver úmido coloque o pão, e deixe por aproximadamente 20 minutos até a massa crescer, depois pode tirar a tampa, ou o tabuleiro com água.
X Entre 20 e 30 minutos depois que você tirar a tampa ou o tabuleiro, seu pão estará pronto, e para saber se está  bom, você deve retirá-lo do forno, e bater com a mão na parte inferior, o barulho deve ser oco.

Um ótimo acompanhamento para este pão é a geleia de jabuticaba, que em breve estará passo a passo aqui no blog. Se fizer o pão tire uma fotografia e poste no instagram, e não se esqueça de marcar nossa página @mesagastro.

Dicas:

1- É importante que toda a receita seja medida na balança, para alcançar precisão.

You Might Also Like

0 comentários

NEWSLATTER